ORDEM DE LEITURA: INSTRUMENTOS MORTAIS | CASSANDRA CLARE | THEREVIEWBOOKS.COM.BR
Destaque,  Ordem de Leitura

Ordem de Leitura » Instrumentos Mortais

E aí gente? Anunciamos nas nossas redes sociais que esse mês vinha cheio de novidades e uma delas é essa aqui. Nosso primeiro Guest Post do blog! Pra quem não sabe bem o que é isso, só clicar aqui que a gente explica tudo. Bem, o post de hoje é uma Ordem de Leitura de Instrumentos Mortais, super completa, escrita que nossa autora parceira Nane de Oliveira, que escreve “Quem é essa Garota” lá no Wattped. Mas vamos ao que interessa, o post.

Anjos, vampiros, feiticeiros, lobisomens, fadas, demônios e nefilins coexistindo num mesmo universo é um tanto quanto intrigante. E talvez esse tenha sido um dos principais motivos que me fizeram ler e me apaixonar pelos Caçadores das Sombras. Este universo criado pela autora Cassandra Clare teve o primeiro livro publicado no exterior em 2007. Hoje conta com mais de dez livros publicados, traduzidos em diversos idiomas e rendendo adaptações cinematográfica (Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos, 2013) e televisiva (Shadowhunters, 2016-2019). Aqui no Brasil seus livros são publicados pela Galera Record, um seguimento do Grupo Editorial Record.

O Universo dos Caçadores das Sombras

Os protagonistas deste universo são, em sua maioria, nefilins que se autointitulam Caçadores das Sombras. Eles foram criados não pela procriação de anjos e seres humanos, mas com a união de sangues. Conta a mitologia nas sagas que os demônios, seres transdimensionais que se alimentam de humanos, haviam infestado o planeta. Então Jonathan, o primeiro Caçador das Sombras, invocou o Anjo Raziel para ajudá-lo nesta batalha. O anjo entregou a ele os três Instrumentos Mortais (o cálice, a espada e o espelho) e o Livro Gray. No cálice, ele uniu o sangue de Jonathan com o sangue do Anjo Raziel e deu para o Caçador beber, a partir daí, todos que bebessem do cálice e seus descendentes teriam sangue angelical correndo em suas veias e por isso seriam mais fortes, mais rápidos e conseguiriam suportar as Marcas que tinham no livro. As Marcas são como tatuagens especiais que dão poderes; coragem, cura, sabedoria, memória, entre outros.

Descubra: Os Livros Mais Vendidos da Livraria Cultura com até 54% de Desconto!

Nestas histórias, aqueles que não são caçadores das sombras e nem mundanos (humanos normais como eu e você, eu espero) são chamados de seres do Submundo. As fadas são resultados da união de demônios e anjos e vivem em duas cortes: Seelie e Unseelie. Elas possuem a beleza dos anjos e a perversidade dos demônios. Apesar de não poder mentir, são ótimas com jogos de palavras. Os feiticeiros são filhos de demônios e mundanos. Eles podem fazer mágica como realizar rituais, abrir portais e preparar porções. Os feiticeiros, em sua maioria, têm a aparência de um humano com alguma marca demoníaca, como uma pele azul, patas de animais como mãos ou olhos de felinos e são capazes de viver centenas de anos ou mais. Tanto vampiros quanto lobisomens são resultados de doenças demoníacas que são transmitidas através de mordidas em mundanos ou em caçadores das sombras. Os vampiros se alimentam se sangue tanto humano quanto animal, queimam no sol e andam em clãs. Os lobisomens são homens que se transformam em lobo e andam em bandos, tendo sempre um alfa.

Os Livros de Instrumentos Mortais

ORDEM DE LEITURA: INSTRUMENTOS MORTAIS | CASSANDRA CLARE | THEREVIEWBOOKS.COM.BR

Atualmente o universo conta com três sagas publicadas, três sagas confirmadas para serem lançadas nos próximos anos, dois livros de contos e um manual, fora as dezenas de conteúdos extras que a autora já publicou em seu Tumblr como cenas excluídas ou pelo ponto de vista de outros personagens. Com tantos livros, é fácil se perder quanto a ordem de leitura que na verdade são duas. Você pode ler na ordem cronológica de acontecimentos ou na ordem de publicação e deixarei as duas aqui embaixo.

Os Instrumentos Mortais

Esta foi a primeira saga publicada, colocando a autora como primeiro lugar na lista de livros mais vendidos pela New York Times. Eles contam a saga de Clary Fray que se descobre ser Caçadora das Sombras após viver 16 anos de sua vida como mundana. Na busca pela sua mãe, seu caminho se cruza com outros três Caçadores (Jace Wayland, Isabelle e Alec Lightwood) que estão à procura dos Instrumentos Mortais que foram roubados por um ex membro da Clave, Valentim Morgenstain. A história é ambientalizada em Manhattan em 2006.

As Peças Infernais

Com o sucesso de Os Instrumentos Mortais, não demorou muito para a autora escrever um prequel. A história de As Peças Infernais se passa na Londres Vitoriana e inicia seus acontecimentos em 1878. Nela, Tessa Gray e seu colar de anjo mecânico são as peças principais da trama que envolve seres sobrenaturais, tecnologia e autômatos. O romance fica por conta do triângulo amoroso entre Tessa, Will Herondale e James Carstairs. Nesta saga estão os antepassados dos personagens de Os Instrumentos Mortais e você pode acompanhar prestando atenção nos sobrenomes e os objetos passados por gerações.

Os Artifícios das Trevas

Os acontecimentos desta saga ocorrem em 2012, cinco anos após a Guerra Maligna em Cidade do Fogo Celestial (último livro de Os Instrumentos Mortais), no Instituto de Los Angeles. Os protagonistas são os parabatais Emma Carstairs e Julian Blackthorn que vivem um romance proibido enquanto desvendam uma série de mortes marcadas por rituais de magia negra. O último livro está com a previsão de lançamento na primeira semana de dezembro de 2018 nos Estados Unidos e já se encontra em pré-venda na versão em inglês. No Brasil, ele será publicado pela Galera Record que pretende lançá-lo no mesmo mês ainda.

As Últimas Horas

  • Chain of Gold (2019*)
  • Chain of Iron (2020*)
  • Chain of Thorns (2021*)

Também chamada de “The Last Hours”, nesta saga será possível acompanhar o desenvolvimento dos filhos dos personagens sobreviventes de As Peças Infernais. Tais como se sucederam seus casamentos e novas tramas irão se desentolar. Os acontecimentos serão datados 25 anos depois da saga anterior, no início da Era Eduardiana, em 1903, na Inglaterra. A série tem seu primeiro livro programado para o lançamento final de 2019.

The Wicked Powers

Ainda sem muitas informações, será a série que fechará o universo dos Caçadores das Sombras. Ela ocorrerá três anos após os acontecimentos de Rainha do Ar e da Escuridão (o último livro de Os Artifícios das Trevas) e terão como protagonistas os irmãos Dru e Ty Blackthorn e Christopher Herondale. Está prevista para o lançamento após a finalização de As Últimas Horas, portanto, depois de 2021. Ainda não foi divulgado o nome dos livros.

Descubra: Chegou a hora de você ter seu Kindle Paperwhite.

Spin Off

Toda saga tem aquele personagem amado pelos fãs e não foi diferente aqui. Nos apaixonamos por Magnus Bane do mesmo modo que ele se apaixonou pelo Alec Lightwood. O Alto Feiticeiro do Brooklyn não é apenas o único personagem (sem contar o gato Church) que aparece em todos os livros no universo dos caçadores das sombras como ganhou uma série só dele. O spin off chamado The Eldest Curse, ainda sem nome em português, conta a história deste personagem que ganhou nossos corações.

  • The Red Scrolls of Magic (mar/2019*)
  • The Lost Book of the White (2020*)
  • The Black Volume of the Dead (2021*)

Co-escrita com o autor Wesley Chu, a série é conhecida pelos fãs como a “a série Malec”, pois além de contar a história do personagem Magnus Bane, ainda irá detalhar seu relacionamento com o caçador das sombras Alec Lightwood. O primeiro livro se inicia na mesma linha temporal que Cidade dos Anjos Caídos (quarto livro de Os Instrumentos Mortais).

* Datas previstas segundo a agenda publicada pela autora.

Outros Livros da Saga

ORDEM DE LEITURA: INSTRUMENTOS MORTAIS | CASSANDRA CLARE | THEREVIEWBOOKS.COM.BR

Além das sagas, a autora Cassandra Clare ainda escreve, com a ajuda de autores amigos, contos extras que entrelaçam todas as sagas; tanto as publicadas quanto as próximas a serem lançadas. E existem mais dois livros: um manual do mundo das sombras e um com cartas e ilustrações dos personagens das sagas.

Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo Contada na Linguagem das Flores

Em parceria com a ilustradora Cassandra Jean, a autora publicou este livro onde ela descreve a personalidade dos personagens a partir das flores com ilustrações lindíssimas. Chegou ao Brasil pela Galera Record em 2016.

Códex dos Caçadores das Sombras

Em As Peças Infernais, a personagem Tessa Gray recebe de Will Herondale um manual sobre o mundo das sombras. Nele é explicado exatamente todos os itens presentes no universo das sagas como a história, as raças e tudo mais. Com a ajuda de seu marido Joshua Lewis, Cassandra Clare reproduziu este livro e publicou para os fãs. Foi lançado no Brasil em 2014 pela Galera Record.

As Crônicas de Bane

Este foi o primeiro livro dedicado a Magnus Bane. São um total de 10 contos que foram publicados mensalmente pela Amazon e em final de 2014 foi publicado o livro físico. Cassandra Clare recebeu Maureen Johnson e Sara Rees Brennan como co-autoras dos contos. A linha temporal se inicia em 1791 no conto “A Rainha Fugitiva” e termina em 2007 com “Caixa Postal do Magnus Bane”.

Contos da Academia dos Caçadores das Sombras

Contado na perspectiva do Simon Lewis em seus estudos, os 10 contos publicados em 2017 no Brasil têm sua cronologia após o livro Cidade do Fogo Celestial (último de Os Instrumentos Mortais), porém contém flashback de histórias que envolvem os personagens de As Peças Infernais também. Foi escrito pela Cassandra Clare em parceria com Maureen Johnson, Sara Rees Brennan e Robin Wasserman.

Fantasmas do Mercado das Sombras

É o livro de contos mais atual, ainda sendo postado como e-book mensalmente. O livro físico será lançado em 2019 com dois contos extras. É uma colaboração da criadora do mundo das sombras Cassandra Clare com alguns autores amigos: Maureen Johnson, Sara Rees Brennan, Robin Wasserman e Kelly Link. Como os livros anteriores neste formato, possui um personagem recorrente em todos os contos e neste é o James “Jem” Carstais de As Peças Infernais. Os contos incluem os personagens de Os Instrumentos Mortais, As Peças Infernas, Os Artifícios das Trevas e até da não publicada As Últimas Horas.

Ordem de Leitura de Instrumentos Mortais

ORDEM DE LEITURA: INSTRUMENTOS MORTAIS | CASSANDRA CLARE | THEREVIEWBOOKS.COM.BR

Com tanto livro é difícil saber por onde começar e como eu tinha falado anteriormente, eu lhe trago duas ordens: uma cronológica na saga e outra pela ordem de publicação. Pela ordem cronológica da saga, você consegue perceber os efeitos no futuro dos acontecimentos no passado e pela ordem de lançamento, você consegue perceber alguns easter eggs deixados propositalmente pela autora nos livros.

Ordem Cronológica

  • Códex dos Caçadores das Sombras
  • Anjo Mecânico
  • Príncipe Mecânico
  • Princesa Mecânica
  • Chain of Gold (não publicado)
  • Chain of Iron (não publicado)
  • Chain of Thorns (não publicado)
  • Cidade dos Ossos
  • Cidade das Cinzas
  • Cidade de Vidro
  • Cidade dos Anjos Caídos
  • The Red Scrolls of Magic (não publicado)
  • Cidade das Almas Perdidas
  • Cidade do Fogo Celestial
  • Contos da Academia dos Caçadores das Sombras
  • Crônicas de Bane
  • Uma História Notável dos Caçadores das Sombras e Seres do Submundo
  • Dama da Meia-Noite
  • Senhor das Sombras
  • Fantasmas do Mercado das Sombras
  • Rainha do Ar e da Escuridão
  • The Lost Book of the White (não publicado)
  • The Black Volume of the Dead (não publicado)
  • The Wicked Powers

Ordem de lançamento

  • Cidade dos Ossos (2007)
  • Cidade das Cinzas (2008)
  • Cidade de Vidro (2009)
  • Anjo Mecânico (2010)
  • Cidade dos Anjos Caídos (2011)
  • Príncipe Mecânico (2011)
  • Cidade das Almas Perdidas (2012)
  • Princesa Mecânica (2013)
  • Códex dos Caçadores das Sombras (2013)
  • As Crônicas de Bane (2014)
  • Cidade do Fogo Celestial (2014)
  • Dama da Meia-Noite (2016)
  • Uma História Notável dos Caçadores das Sombras e Seres do Submundo (2016)
  • Senhor das Sombras (2017)
  • Contos da Academia dos Caçadores das Sombras (2017)
  • Rainha do Ar e da Escuridão (dez/2018)
  • Fantasmas do Mercado das Sombras (2019)
  • The Red Scrolls of Magic (mar/2019*)
  • Chain of Gold (2019*)
  • The Lost Book of the White (2020*)
  • Chain of Iron (2020*)
  • The Black Volume of the Dead (2021*)
  • Chain of Thorns (2021*)
  • The Wicked Powers (depois de 2021*)

Representatividade na Saga

Desde a publicação de seu primeiro livro em 2007, representatividade foi uma palavra-chave nas histórias. A autora revelou que Cidade dos Ossos foi recusado por diversas editoras por conter relacionamento homoafetivo entre dois homens protagonistas, Alec Lightwood e Magnus Bane. Mas com o tempo, outros relacionamentos foram se formando revelando personagens bissexuais, homossexuais e transexuais. Além da sexualidade, ainda há a representatividade étnica como a negra Diana Wrayburn e a latina Cristina Rosales. Em Os Artifícios das Trevas, ela ainda encontra uma brecha para inserir personagens com transtorno mentais e de personalidade; o Arthur Blackthorn com delírios e demência precoce e Ty Blackthorn um caçador das sombras com Síndrome de Asperger.

Descubra: Ordem de Leitura Irmandade da Adaga Negra

Sobre a Cassandra Clare

Cassandra Clare, pseudônimo de Judith Rumelt, filha de pais viajantes, nasceu no Irã em 27 de Julho de 1973. Trabalhou como redatora no The Hollywood Reporter e nas horas vagas escrevia fanfics de Harry Potter e Senhor dos Anéis na internet. Ainda como redatora, começou a escrever seu primeiro livro, Cidade dos Ossos, em 2004, levando três anos até ser publicado. Atualmente vive com o marido Jashua Lewis e seus três gatos numa casa em Massachusets, Estados Unidos.

o The Review Books é uma coletânea virtual sobre assuntos da cultura pop. Esse post foi escrito por um colaborador do blog ou por um autor convidado. Se você quer escrever o seu também, saiba mais sobre nossos Guest Post, clicando aqui.