A primeira vista Como Parar o Tempo pode parecer um enredo repetitivo e sem novidade. Contudo, essa impressão de estarmos diante de mais do mesmo fica só na sinopse. O livro é uma ode as experiências de vida e não as paixões.
Como primeira impressão o livro cumpriu seu papel em ser simples, direto e genial. Matt Haig foge dos esteriótipos da imortalidade e suas desventuras amorosas. Como gatilho, a imortalidade descrita por Haig é isso, não há recibos sobre a causa e nem nenhuma explicação para Tom, o protagonista de Como Parar o Tempo, viver para sempre. Através das páginas vemos o autor jogar com a imortalidade do personagem, criando paralelos entre ele e bichos que vivem por muito tempo.
A grande dúvida em torno do livro é o que é realmente viver? Durante toda a narrativa somos bombardeados com essa questão, enquanto o livro vai e volta pelo passado, presente e futuro de Tom.
Como Parar o Tempo nos mostra por A mais B que o futuro é uma estranha combinação do passado com o presente. Tom passa seus séculos de vida como um professor de história, graças a sua condição imortal, pulando de lugar em lugar e ensinando que o passado tende sempre a se repetir.
Matt Haig escreve nesse livro principalmente sobre os tons de cinza entre o branco e o preto que pode ser a história da humanidade e das nossas vidas. De forma extremamente consciente, ele descreve sobre as formas como vamos sofrer, amar, chorar, sorrir, se cansar, aprender. Tom é uma metáfora sobre nós, nossas futilidades, nossos temores, enfim, nossa vida.
Nada melhor do que um personagem imortal para nos mostrar a nossa mortalidade. O nosso ser finito. A nossa ganância de perseguir um futuro melhor e fechar os olhos para o hoje.
Como Parar o Tempo acaba por ser uma leitura bem dinâmica e atemporal. Assim como outros títulos, como Um Dia de David Nicholls, o livro é independete em si, sendo possível ler capítulos isolados como breves histórias. Mas é importante chegar ao final da jornada literária de Tom para que você tenha acesso ao entendimento maior.
O tempo move-se para a frente. Temos o luxo de ter tempo, mas ainda não podemos revertê-lo. Não podemos pará-lo. Seguimos em via de mão única, como as efemérides.
Como Parar o Tempo ganha adaptação pro cinema
E para aqueles que terminaram o livro com gostinho de quero mais, o título ganhará uma adaptação para a TV e será estrelado pelo ator Benedict Cumberbatch. Você pode ficar por dentro de tudo no Benedict Cumberbatch Brasil.
___
A edição brasileira de Como Parar o Tempo é obra da HarperCollins Brasil, que fez um trabalho muito bom, tanto com a diagramação quanto com a tradução do livro. A capa é uma adaptação da original e o título foi traduzido ao pé da letra como as vezes precisa ser feito. Se você gosta de histórias que te prendem do início ao fim, você pode adquirir o livro aqui com uma super oferta que a Amazon fez pro blog.
Olá, tudo bem?
Como parar o tempo parece ser um livro muito legal, ainda mais por ser dinâmico. Além disso, parece trazer grandes reflexões. Vamos ver se consigo ler essa obra em 2018 hehe Beijos <3
Oiee ^^
Eu já tinha visto a capa deste livro, mas não sabia bem sobre o que era. Para ser sincera eu não entendi direito, mas ainda assim fiquei curiosa (principalmente por saber sobre a adaptação, confesso…haha’) e vou pesquisar saber mais sobre a história.
MilkMilks ♥
Driely, tudo bom?
Haha pode ser um pouco complicado de entender mesmo, mas Como Parar o Tempo é um livro sobre a vida. Como o Tom, personagem principal é imortal e por isso fica se mudando muito, a gente conhece um banda de histórias sobre ele.
Tem algumas referências reais, coisas que ele vive, é bem legal.
Procura ler sim.
Necessito! Parece ser bem interessante, ainda ganhando uma adaptação com ninguém mais que o fod@STICO Benedict Cumberbatch, tem que ser uma obra, pelo menos, muito boa! Tá na lista!