COMO PARAR O TEMPO | MATT HAIGH | THEREVIEWBOOKS.COM.BR
Resenhas

Como Parar o Tempo » Matt Haig

A primeira vista Como Parar o Tempo pode parecer um enredo repetitivo e sem novidade. Contudo, essa impressão de estarmos diante de mais do mesmo fica só na sinopse. O livro é uma ode as experiências de vida e não as paixões.

Como primeira impressão o livro cumpriu seu papel em ser simples, direto e genial. Matt Haig foge dos esteriótipos da imortalidade e suas desventuras amorosas. Como gatilho, a imortalidade descrita por Haig é isso, não há recibos sobre a causa e nem nenhuma explicação para Tom, o protagonista de Como Parar o Tempo, viver para sempre. Através das páginas vemos o autor jogar com a imortalidade do personagem, criando paralelos entre ele e bichos que vivem por muito tempo.

A grande dúvida em torno do livro é o que é realmente viver? Durante toda a narrativa somos bombardeados com essa questão, enquanto o livro vai e volta pelo passado, presente e futuro de Tom.

COMO PARAR O TEMPO | MATT HAIGH | THEREVIEWBOOKS.COM.BR

Como Parar o Tempo nos mostra por A mais B que o futuro é uma estranha combinação do passado com o presente. Tom passa seus séculos de vida como um professor de história, graças a sua condição imortal, pulando de lugar em lugar e ensinando que o passado tende sempre a se repetir.

Matt Haig escreve nesse livro principalmente sobre os tons de cinza entre o branco e o preto que pode ser a história da humanidade e das nossas vidas. De forma extremamente consciente, ele descreve sobre as formas como vamos sofrer, amar, chorar, sorrir, se cansar, aprender. Tom é uma metáfora sobre nós, nossas futilidades, nossos temores, enfim, nossa vida.

Nada melhor do que um personagem imortal para nos mostrar a nossa mortalidade. O nosso ser finito. A nossa ganância de perseguir um futuro melhor e fechar os olhos para o hoje.

Como Parar o Tempo acaba por ser uma leitura bem dinâmica e atemporal. Assim como outros títulos, como Um Dia de David Nicholls, o livro é independete em si, sendo possível ler capítulos isolados como breves histórias. Mas é importante chegar ao final da jornada literária de Tom para que você tenha acesso ao entendimento maior.

O tempo move-se para a frente. Temos o luxo de ter tempo, mas ainda não podemos revertê-lo. Não podemos pará-lo. Seguimos em via de mão única, como as efemérides.

Como Parar o Tempo ganha adaptação pro cinema

E para aqueles que terminaram o livro com gostinho de quero mais, o título ganhará uma adaptação para a TV e será estrelado pelo ator Benedict Cumberbatch. Você pode ficar por dentro de tudo no Benedict Cumberbatch Brasil.

___

A edição brasileira de Como Parar o Tempo é obra da HarperCollins Brasil, que fez um trabalho muito bom, tanto com a diagramação quanto com a tradução do livro. A capa é uma adaptação da original e o título foi traduzido ao pé da letra como as vezes precisa ser feito. Se você gosta de histórias que te prendem do início ao fim, você pode adquirir o livro aqui com uma super oferta que a Amazon fez pro blog.

Publicitária carioca, 27 anos, apaixonada por histórias de suspense e romances policiais. Autora "aposentada" de fanfics, esteve a frente do extinto site de fanfics interativas Dream Store Fanfictions, desde a sua criação em 2007. Nutrindo desde aquela época, uma vontade de ajudar autores iniciantes a escrever melhor e alcançar seus objetivos. No The Review Books é responsável pela série "Escrevendo um Bestseller" e pela identidade visual do site e redes sociais.