ESCREVENDO UM BESTSELLER | THEREVIEWBOOKS.COM.BR
Escrevendo Meu Livro

Escrevendo um Bestseller #1 » O Começo

Escrever um livro é um projeto enorme e um grande passo na carreira de qualquer escritor. É como saltar de para-quedas, é assustador! Você não tem ideia do que fazer, de quanto trabalho irá dar e se tanto esforço vai valer a pena o tempo investido.Mas fique tranquilo, a verdade é que no início, ninguém sabe mesmo o que está fazendo.

Então, não perca a motivação, é totalmente normal se sentir um pouco perdido. Para que você saiba que não está sozinho nesse enorme desafio que é começar a escrever seu próprio livro eu decidi escrever essa série.

Separando em categorias, eu irei te ajudar a começar seu projeto do zero, ou organizar as coisas, caso você já tenha dado o grande passo.

Então o que vai rolar no escrevendo um bestseller: Um Guia prático para escrever o seu próprio livro?

1. Pesquisa
Iremos abordar todos os aspectos de pesquisa para você criar um livro sólido, não importando o gênero que escolher. Uma boa pesquisa, garante que sua escrita seja mais fácil e fluída.

2. Escrita
O segundo e terceiro passo seguem quase juntos, mas no tópico de escrita iremos falar sobre tipos de escrita, como criar cenas e diálogos interessantes, tipos de personagens, como encontrar seu jeito de escrever, o que fazer e não fazer num livro e muito mais.

3. Criatividade
Nessa categoria vamos mostrar técnicas para acabar com o bloqueio criativo, como escolher um bom nome para o seu livro, passo a passo para ter uma história bem contada, rotinas para tornar sua escrita mais criativa e muito mais.

4. Publicação e Divulgação
Auto-Publicação ou Editora? Devo investir num formato virtual? Tenho um livro postado em um site, como atraio mais leitores? Essas e outras muitas perguntas serão respondidas nessa categoria.

No final da série, vamos disponibilizar uma checklist completo para te ajudar a verificar todo o conhecimento que você adquiriu durante esse caminho de aprendizado.

Vamos começar!

PLANTE IDEIAS E COLHA HISTORIAS | ESCREVENDO UM BESTSELLER | THEREVIEWBOOKS.COM.BR

Plante ideias e colha histórias

O passo mais importante, e eu diria o mais difícil, para escrever o seu livro é tirar sua ideia da cabeça e colocar ela nas páginas. Essa é a hora de dar asas a sua imaginação, sem freios! Porém, como vamos fazer isso? Com um instrumento que a gente normalmente esquece, o caderno.
Leve um caderno para todo lugar que você for, se pintou uma ideia na cabeça, anote-a, mesmo que pareça que ela não faça tanto sentido naquele momento. Simples assim! Se você é mais virtual, pode usar um aplicativo como o Evernote. Se você quiser, vou deixar alguns links com tutoriais para te ajudar com essa ferramenta:

1. Gestão de projetos pelo Evernote
2. Guardando referências com o Evernote Web Clipper
3. 10 dicas para você usar o Evernote como um profissional

Essa parte é importante para você criar um registro de trabalho, um lugar para ter todos os elementos-chave da sua história.

Estrutura Básica

Antes de começar um livro, precisa ter uma boa base, assim sua história se mantém firme e embasada do começo ao fim. Os tópicos que vou apresentar serão importantissímos para orientar sua escrita e enredo. Quais são eles?

  • Capítulos da história
  • Problema central da sua história
  • Temas e motivos
  • Público-alvo
  • Publicação tradicional ou auto-publicação
  • Gênero
  • Ponto de Vista (POV)
  • Contagem de palavra

Pode parecer muita coisa para se fazer ou saber logo de cara, mas garanto que não é. Para se estar preparado para escrever seu livro, você não deve temer o trabalho duro que antecede a ação de propriamente começar a escrever.
Mais a frente iremos trabalhar mais profundamente cada um desses tópicos, assim você se sentirá 100% preparado para por a mão na massa.

DE ASAS A IMAGINAÇÃO | ESCREVENDO UM BESTSELLER | THEREVIEWBOOKS.COM.BR

Os personagens da sua história

A parte mais importante de uma boa história, para mim, são os personagens. Quando começo a ler um livro, são os personagens que me fazem curtir ou não a história, são com eles que a gente se conecta. Se você tem uma boa história, mas com personagens ruins, é grande a chance de sua história se tornar arrastada e desinteressante. Para não ter esse problema, você precisa pensar no seguinte:

  • Quem são meus personagens principais?
  • Quem são meus personagens secundários?
  • Quem são meus outros personagens?

Com sua lista na mão, você tem a missão de conhecer e aprender tudo sobre eles. Não os veja como seres inanimados, pense neles como pessoas de verdade, gente que você conhece bem, como seus melhores amigos ou sua família.

Destrinche-os.

Você deve estar querendo saber como você vai fazer isso, não é mesmo? Lá no nosso facebook eu coloquei um questionário com 116 perguntas que pode te ajudar a realizar essa tarefa de conhecer seus personagens. Ou seja, zero trabalho para você.

O Universo

A última fase antes de começar a escrever é delinear o contorno da sua história. Basicamente, essa é a hora de escrever um esboço do seu livro, assim na hora em que você estiver mergulhado escrevendo um bestseller e se esquecer de algum ponto central, tem pra onde recorrer. Então, como montamos um universo?

  • Onde se passa?
  • Qual é a história central do seu livro?
  • Resumo da história
  • Esboço da história

Antes de torcer o nariz e achar que isso é completamente desnecessário, vamos usar um exemplo bem prático. Você nunca iria se aventurar a escrever sobre um mundo através do armário, se você não soubesse como é não é mesmo?

Antes de tudo, para escrever um livro, o ato de escrever vem depois. Primeiro lê-se, preenche-se fichas, desenha-se retratos de personagens, mapas dos locais e esquemas de sequências temporais.
Umberto Eco.

Então escritor amigo, você está a um passo mais perto de escrever um livro!
Se você já iniciu sua jornada, me deixe saber como você começou, que métodos usou, se há algo que você quer muito ver aqui no The Review Books, eu adoraria saber tudo sobre você. Me conte nos comentários :*

Publicitária carioca, 27 anos, apaixonada por histórias de suspense e romances policiais. Autora "aposentada" de fanfics, esteve a frente do extinto site de fanfics interativas Dream Store Fanfictions, desde a sua criação em 2007. Nutrindo desde aquela época, uma vontade de ajudar autores iniciantes a escrever melhor e alcançar seus objetivos. No The Review Books é responsável pela série "Escrevendo um Bestseller" e pela identidade visual do site e redes sociais.