Oi galera tudo bem com vocês!? Na última sexta-feira 30 começou a XIX Edição da Bienal do Livro aqui no Rio de Janeiro. E como boas leitoras que somos não poderíamos perder por nada!

Estive presente na feira durante a tarde de domingo 01/09, onde pude presenciar a alegria contagiante de fãs de livros de todas as idades.

E como estamos nos aproximando do final, resolvi me planejar para os muitos eventos que irão acontecer nesse último fim de semana.

Ainda mais após os ataques que estamos tendo, por parte dos nossos governantes. Devemos ser resistência, e ter ORGULHO de toda forma de amor e claro fome de conhecimento, pois só lendo e nos informando cada vez mais poderemos vencer essa luta contra o preconceito.

Após os ataques o youtuber, Felipe Neto, criou uma ação, e irá distribuir mais de 10 mil livros com temática LGBTQ+ amanhã! A distribuição acontecerá na praça central da Bienal, ao 12h, e se estiver chovendo será ralocada no Palco Maracanã! Então não percam essa grande oportunidade de ganhar um livro!

Além dessa ação muitos outros eventos ocorrerão!

Na Arena #SemFiltro a partir de 11h começão os encontros:

Dia 07 de Setembro de 2019:

11h – Feminismo x Machismo – bate-papo sobre o lugar da mulher e do homem na sociedade atual, com a presença de Mel Duarte, Spartakus e Ellora Haonne e mediação de Claudia Sardinha.

13h – Autores para Juventude: Trocando experiências – bate-papo sobre literatura jovem com Carina Rissi, Patricia Barboza e Lucão com mediação da editora Ana Lima.

15h – Livro de Cabeceira – bate-papo sobre o que tem na cabeceira dos autores o que os inspira e muito mais. Com a presença de Eliana Alves Cruz, Ryane Leão, Conceição Evaristo,Fabricio Carpinejar e Geovani Martins e medição de Ana Paula Lisboa.

17h – Da Literatura para o Cinema, do Cinema para a Literatura – como o nome já diz, um bate-papo sobre as diversas mídias e como se contar uma narrativa nelas. Com a presença de Paula Pimenta, Matheus Souza, Christian Malheiros e Giovanna Chaves e mediação de Amanda Jordão.

19h – Literatura Arco-íris – um dos eventos mais esperados dessa edição após o grande sucesso da mesma na Bienal de 2017. Bate-papo que reúne Igor Pires, Vínicius Grossos, Lucas Rocha, Thati Machado, Vitor Martins e Pedro HMC e mediação de Felipe Cabral.

Dia 08 de Setembro de 2019:

11h – Neurociência e Narrativas – Papo cabeça, (desculpem o trocadilho rs) com os dois neurocirurgiões Lisa Genova e Sidarta Ribeiro sobre suas obras recentes e como a neurociência pode ajudar na construção de narrativas. Com mediação de Ana Rios.

13h – Os Livros de Teatro – Numa conversa com dramaturgas e dramaturgos vamos descobrir sobre alguns processos de escrita para o teatro, e conhecer seus desdobramentos nos palcos e nos livros. Com presença de Armando Babaiof, Dione Carlos, Diogo Liberano e Sol Miranda e mediação de Isabel Diegues.

15h – Mistério, Terror e Fantasia – bate-papo com os autores desses gêneros que vem crescendo aqui no brasil. Com presença de Eduardo Spohr, Andre Vianco, Felipe Castilho e Karen Soarele e mediação de Guilherme Dei Svaldi.

17h – Lendo a Juventude – Troca de experiencias de autores que escrevem para a juventude, com conversa sobre seus novos lançamentos e muito mais. Presença confirmada de Bruna Vieira, Matheus Rocha, Bel Rodrigues e Babi Dewet com mediação de Ana Lima.

19h – Literatura Trans – O último bate-papo da Arena tinha que ser F#das$%o mesmo, um papo muito sério sobre essa comunidade que vem sofrendo ha anos, e que vem conquistando maravilhosamente seu espaço na literatura, na maioria não-ficção, compartilhando suas trajetórias. Bate-papo sobre a troca de conhecimento sobre a diversidade com a presença de Luiza Marilac, Nana Queiroz, Natalia Travassos, Tarso Brant, Amara Moira e Mulher Pepita e mediação de Felipe Cabral.

Começando os trabalhos no mesmo horário o Café Literário também tem uma agenda concorridíssima.

Dia 07 de Setembro de 2019:

11h – Machado de Assis e a Literatura Negra – debate sobre a campanha de resgate da negritude de Machado de Assis. Com a presença de José Almeida Junior, Conceição Evaristo e Eduardo de Assis Duarte e mediação de Simone Magno.

13h – Sobre Autoritarismo e Democracias – um bate-papo muito que importante nos tempos atuais sobre as raízes do autoritarismo e as fragilidades do sistema democrático no Brasil e no mundo. Com a presença Steven Levitsky e Lilia Schwarcz e mediado pelo Marcelo Lins.

15h – Livros Além dos Livros – Conversa sobre para onde as histórias vão depois de saírem para o papel. Com a presença de Marc Levy, Edney Silvestre e Artur Xexéo e mediação de Simone Magno.

17h – Diversidade, substantivo plural – debate onde os autores irão discutir sobre a diversidade no mundo contemporâneo. Com presença de João Silvério Trevisan, Tobias Carvalho e Jaqueline Gomes de Jesus e mediação de Paula Cesarino.

19h – Vamos falar sobre luto? – Conversa sobre as muitas fases do luto, um papo que ninguém quer ter mas que é muito necessário. Com João Carrascoza, Graziela Gonçalves e Sofia Silva, mediado por Mariza Tavares.

Dia 08 de Setembro de 2019:

13h – Os Descaminhos da Corrupção – Infelizmente esta difícil falar de Brasil e não falar de corrupção, bate-papo sobre a banalização do assunto pela população com Raquel Landim, Silvio Barsetti e Michael Mohallem e mediado por Guilherme Freitas.

15h – Evasão de Privacidade – Uma conversa sobre os possíveis limites da privacidade nessa era em que todos estão sempre conectados e que muitas vezes nem sabem que estão passando dos limites na hora de compartilhar alguma coisa. Com a presença de Fabricio Carpinejar, Cora Rónai e Pedro Doria e mediação de Elis Monteiro.

17h – Letra & Música – Parece nome de filme mas é um bate-papo que nos leva das músicas a crônicas com a presença de Arthur Dapieve, Lorena Calábria e Leoni e mediação de Silvio Essinger.

19h – Um Longo Olhar sobre o Brasil – Bienal este ano esta fechando seu evento com bate-papos muito importantes e esse não poderia deixar de ser um evento super concorrido com Mário Magalhães, Miriam Leitão e Melina Risso tomando os fatos recentes da História do Brasil para lançar um olhar múltiplo sobre o futuro do país. Com mediação do jornalista Bernardo Mello Franco.

Já o Encontro com Autores que acontece no Auditório Madureira temos:

Dia 07 de Setembro de 2019:

13h – Corajosas sim, perfeitas não – Um encontro/ debate super girl power com a presença de Reshma Saujani e Alexandra Gurgel (Alexandrismos) e com mediação da maravilhosa da Frini Georgakopoulos.

15h – Vamos pensar + um pouco? – Um encontro com a união do desenho com a filosofia com a presença de do desenhista Mauricio de Sousa e do filosofo Mário Sérgio Cortella com mediação de Anna Claudia Ramos.

Dia 08 de Setembro de 2019:

13h – Maternidade e seus Desafios – Como o nome do encontro já diz as mamães de plantão podem correr para a troca de ideias entre Thais Fersoza e Stephanie Sapin sobre os desafios da maternidade. Evento com mediação de Renata Sturm.

17:30h – Novos Suportes do Livro e Leitura: AUDIOBOOKS – Bate-papo sobre essa (não tão nova, mas no Brasil sim) plataforma de leitura, os Audiobooks, com a presença de Lázaro Ramos, Pastor Henrique Vieira e Camila Fremder e mediação de Flávia Oliveira.

Dias 07 e 08 de Setembro de 2019:

E claro não podia faltar os eventos para a criançada que ocorrem no espaço Pela Estrada Afora… eles acontecem praticamente de 15 em 15 minutos, começando também às 11h e indo até as 19h. Nesse espaço acontecem desde apresentações de acrobatas a lançamentos de livros e contação de histórias.

Lembrando a todos que além desses eventos que são os oficiais da Bienal, estão ocorrendo muitos outros oferecidos pelas muitas editoras expositoras na Bienal.

E vale lembrar que todos esses espaços tem limite de pessoas e por esse motivo eles possuem retiradas de senha conforme explica no site da Bienal.

Então galera, caso estejam pelo evento, mande uma mensagem pra gente nas nossas redes e venham nos encontrar!

*imagem reproduzida neste post é a imagem do protesto que está acontecendo na bienal no dia 07/09/2019!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *