FROM LUKOV WITH LOVE | MARIANA ZAPATA | THEREVIEWBOOKS.COM.BR

From Lukov With Love é o sétimo livro da Mariana Zapata, autora também, de por exemplo, Wait For It, que foi o primeiro post no blog, lá em 2017.

A autora tem um estilo bem característico, que mistura romance e humor, é uma das mais promissoras de Slow Burn. Estilo literário que constrói o romance entre os personagens aos poucos, ou seja, o que muitas gostam de chamar de enrolação.

Então, antes de começar a resenha portanto, tenho que avisar: Em todos os livros da Mariana, o casal só fica junto no final.

Com From Lukov With Love, não é diferente, confesso que quando chegou na página mil e pouco e os dois não estavam juntos, gelei. Entretanto, Mariana nunca decepciona e entrega um romance fofo e com motivos reais para acontecer.

O livro, que foi finalista do Goodreads Choice Awards 2018, vai acompanhar a história de dois patinadores, Jasmine Santos e Ivan Lukov.

Em primeiro lugar, vemos Jasmine, mostrando o ápice da sua personalidade, enquanto nos apresenta sua vida, suas derrotas e principalmente sua animosidade com a figura de Ivan, garoto de ouro e irmão de sua melhor amiga.

Diferentemente de Aiden, do livro The Wall of Winnipeg and Me, cujo você não consegue enxergar o mínimo de interesse na mocinha, até o auge do romance. Desde a primeira cena onde Ivan Lukov aparece, o start de que ele gostava dela aparece.

Um Breve Resumo de From Lukov With Love

Jasmine trocou a patinação individual por uma carreira em duplas, entretanto está sem parceiro, depois de levar um pé do seu ex parceiro Paul. Pensando se escolher ser patinadora foi uma boa, ela recebe um convite de onde menos podia esperar.

A estrela olímpica, e também seu “inimigo”, Ivan Lukov, precisa de uma parceira nova para a próxima temporada. E como ele já está no auge da carreira, com seus quase 30 anos, não há como fazer par com uma adolescente apaixona.

Afinal, Ivan é um Deus e espécie de celebridade entre os patinadores.

Os dois iniciam uma parceria cheia de regras e com tudo para dar errado, pois quando eles estão perto um do outro, só sabem se insultar. Ou seja, o aspecto mais infantilizado no livro, são dois personagens de vinte e tantos anos que implicam um com outro por que se gostam.

QUOTE MARIANA ZAPATA FROM LUKOV WITH LOVE

Os Personagens

Jasmine “não desisto nunca” Santos: Olha, tá para nascer mocinha com mais azar e complexo. Adorei como Mariana trabalhou cada aspecto da vida dela de forma a construir a personalidade arredia e irritadiça dela. Por outro lado, houve sérias partes de rainha do drama que eu tive vontade de apertar o pescoço dela um pouquinho.

Entretanto, compreendi que esses momentos eram importantes para o crescimento da personagem e amei quando ela descobriu que não era a “rejeitada” da família, com seus irmão, sofrendo das mesmas coisas, cada um ao seu modo. Jasmine é um personagem que evolui bem e tem um carisma que não devia ter já que é como boa caçula, meio pirralha.

Ivan Lukov: Perfeito sem defeitos, isso por que, como o livro tem a narração de Jasmine, ela endeusa ele, mesmo quando está falando mal dele. Só achei que Ivan era muito permissivo, e as vezes passivo demais, não em suas atitudes, mas como personagem. Ou seja, havia tanto turbilhão com a Jasmine, que Ivan simplesmente foi apagado em alguns momentos.

Por outro lado, é essa distância do personagem que faz a gente, junto com a mocinha, o descascar como uma cebola. E a cada camada, um novo Ivan era apresentado e como disse, sem defeitos.

Karina Lukov: As personagens da Mariana sempre vão ter uma amiga para servir de apoio para o enredo, entretanto diferente dos outros livros, Karina quase não aparece e podia até nem existir no livro.

O que já não podemos falar de todos os outros personagens secundários, a família de Jasmine. Cada irmão, irmã e a mãe merecia um livro só para si.

Mãe da Jasmine: Dá um ar todo efervescente para From Lukov With Love, ela é engraçada e parece mais a melhor amiga da Jasmine que qualquer outra coisa. Sem contar a peculiaridade de ser uma loba, e estar no quarto casamento com um homem mais novo.

A Escrita/História/Construção de Mundo

A história é totalmente centrada nos personagens, ou seja, se passa quase que na totalidade no Lukov Ice and Sports Complex. O que trás um dinamismo maior na construção dos personagens, da mesma forma que não se preocupa muito em delinear fortemente o mundo.

Sabemos então que no complexo esportivo, há um rinque de patinação, vestiários, corredores, um quarto e pelo menos uma sala da gerência e só. Enquanto isso, podemos descrever exatamente cada parte da personalidade dos personagens.

A única crítica maior a história, e que mesmo assim não diminui a leitura em nada, é que embora se trate de um new adult, você poderia trocar as idades e ler como um young adult tranquilamente. Todos os personagens são meio infantis, certamente, para poder passar para o público essa diferença de personalidade que famílias racializadas e não americanas tem.

Em todos os livros da Marina, seus personagens principais, embora residentes dos EUA, não são norte americanos “puros”. Jasmine, por exemplo, tem família filipina, enquanto Ivan é russo.

E não é só porque o personagem é patinador, em Rhythm, Chord & Malykhin, a mocinha é meio brasileira e o mocinho russo também.

A história é bem construída, divertida de ler, mas não é só a fórmula de representatividade que está nas páginas do livro, aparece também a fixação da autora por seios. Jasmine fala centenas de vezes como seus seios são pequenos (oi, ela é uma patinadora, elas tem seios pequenos quase sempre) e essa informação, é totalmente irrelevante para a história.

Aliás fica bem claro quando na cena de sexo entre os protagonista, Ivan não dá uma foda sobre esse detalhe da mocinha.

Concluindo, o que eu achei do livro?

Resumindo, no final o livro fala sobre acreditar nos seus sonhos e se manter fiel a si mesmo, acreditar no seu potencial. Nem tudo vai ser preto no branco, e as vezes suas expectativas criam traumas maiores do que realmente são.

Se você ficou com vontade de ler From Lukov With Love, o livro chega ao Brasil pela Editora Charme, mas ainda não tem data definida. Mas, para não esperar até lá, você pode ler em inglês pelo kindle unlimited. Que está até o dia 31/06 com a promoção dos 3 meses por R$1,99.


Testei esse modelo novo de resenha, vocês curtiram? Comenta aqui pra mim.
beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *