RESENHA: WAIT FOR IT | MARIANA ZAPATA | THEREVIEWBOOKS.COM.BR
Meu Livro Gringo,  Resenhas

Wait For It » Mariana Zapata

Wait For It não foi o primeiro livro da Mariana Zapata que eu topei pela frente, mas é um dos meus preferidos da autora. Indicado como melhor romance no Goodreads Choice 2017, Wait For It é inesperado, surpreendente e muito divertido, tudo isso misturado numa realidade muito bem construída, diga-se de passagem, um dos dons da autora: deixar tudo bem verossímil.

Diana Casillas é uma adulta no começo na vida, com muito mais dúvidas do que certezas. Porém, depois de um trágico acidente na sua família, ela teve de amadurecer bem rápido, ou pelo menos ela tenta fazer isso todos os dias, já que agora ela tem a guarda dos dois sobrinhos e precisa ser responsável não só por ela, mas pelo desenvolvimento de duas crianças.

O livro começa quando ela se muda para uma vizinhança nova e melhor, com um cachorro gigante e tentando fortemente fazer tudo certo, já que até sua mãe tem lá suas desconfianças com suas habilidades.

O relacionamento entre Diana e os pais nunca foi dos melhores, enquanto seu irmão mais velho tinha toda a liberdade do mundo, Diana ficou com as cobranças e com as comparações com o resto dos seus familiares, já que metade dos seus primos tiveram a sorte de se dar bem ainda no começo da vida adulta.

RESENHA: WAIT FOR IT | MARIANA ZAPATA | THEREVIEWBOOKS.COM.BR

A personalidade da mocinha é forte, mas toda trabalhada nas neuras, afinal, sua mãe faz questão de sempre mostrar onde exatamente ela errou. Porém, o único defeito dela é ser impulsiva. Diana é uma mulher centrada, que tem tudo o que precisa ter e mais um pouco. Menos entretanto, um relacionamento, afinal ela não almeja um num futuro próximo, o que é um plano muito bom para ela.

Mas nada na vida acontece como nós queremos, não é mesmo? Nem em Wait For It!

Na sua primeira madrugada na casa nova, ela presencia uma briga injusta. Três pessoas contra uma e num ato heróico e meio imbecíl, ela decide ajudar o que parece ser seu vizinho em completa desvantagem. Se recriminando ela vai em frente, salva o vizinho e fica incrivelmente mortificada, quando descobre que ele é um completo imbecil mal agradecido.

Entre ajudá-lo a voltar para dentro de casa e conseguir o seu muito obrigado, ela conhece outro morador da casa.

E se ser impulsiva não for falha suficiente, pode acrescentar na lista de “coisas que a Diana faz mal”: perder o raciocínio no meio da soleira do seu vizinho mal educado por conta de um cara sonolento e pouco vestido, que também pode ser seu vizinho.

Você pode estar pensando que Wait For It é mais um romance bobo e água com açúcar, desses que a gente acha aos montes por aí, cheio de probleminhas sociais (pq tanto machismo na literatura feminina?) mas não.

Romance, propriamente dito, tem pouco no livro. Que se foca mais na construção da personagem principal e consequentemente no envolvimento com o “misterioso” e complicado Dallas.

Cheio de cadáveres em seu próprio armário, Dallas não é a pessoa mais fácil com Diana. No começo da história, ele é tudo menos simpático com ela, que mesmo assim nunca se deixa abalar. Afinal, ela não quer ser a vizinha indesejada.

Conforme eles derrubam os pré-conceitos um do outro a relação avança para uma amizade e só então para um romance.

RESENHA: WAIT FOR IT | MARIANA ZAPATA | THEREVIEWBOOKS.COM.BR

Em nenhum dos livros da Mariana Zapata que eu li, as coisas acontecem de uma hora para outra, o enredo é sempre muito bem construído, o que torna os livros dela normalmente longos. Entretanto, nunca cansativos ou tediosos.

Josh e Louie, “filhos” de Diana são as melhores crianças do mundo, com destaque ao Louie, o caçula que é uma bala certeira pro meio de qualquer coração. O menino é carinhoso, esperto, engraçado e muito divertidamente estranho.

“Não me coloque naquela posição, porque eu sei que ela”
– ele inclinou a cabeça para mim
“só morde quando ela precisa, e eu sempre tomarei seu lado. Estamos claros nisso?”

Eu normalmente me considero bem atenta, porém só durante a minha pesquisa para escrever essa resenha que eu descobri/me toquei que Diana é prima de Sal Casillas do livro Kulti, e que a melhor amiga dela é a Vanessa personagem principal do livro The Wall Winnipeg and Me.

Aliás, aparentemente Wait For It também tá ligado a outros livros da autora, mas nada que comprometa as leituras, eles não chegam a ser uma série, só dividem alguns personagens no plano de fundo, já que todos os livros da autora tem um assunto em comum: o esporte.

Em Wait For It, Dallas é treinador de baseball de Josh.

Embora seja um “romance lento”, Wait For It é uma ótima opção de leitura para quem gosta de histórias realísticas, com drama na medida certa e uma boa pegada de sacadas inteligentes.


Você já leu Wait For It ou algum outro da Mariana Zapatta?

Deixa o que você achou para a gente nos comentários. Eu estou sempre atrás de sugestões de livros, então não esquece de me sugerir títulos.

Amazon: Compre Agora

Até a próxima seguiamores.

Publicitária carioca, 27 anos, apaixonada por histórias de suspense e romances policiais. Autora "aposentada" de fanfics, esteve a frente do extinto site de fanfics interativas Dream Store Fanfictions, desde a sua criação em 2007. Nutrindo desde aquela época, uma vontade de ajudar autores iniciantes a escrever melhor e alcançar seus objetivos. No The Review Books é responsável pela série "Escrevendo um Bestseller" e pela identidade visual do site e redes sociais.