UM DIA | DAVID NICHOLLS | THEREVIEWBOOKS.COM.BR
Compre agora É Assim que Acaba, livro de Colleen Hoover que vai virar filme, depois de ser um fênomeno no TikTok

Um Dia de David Nicholls foi publicado em 2011 pela editora Intrínseca, tem tradução de Cláudio Carina e adaptação pro cinema assinada pelo diretor Lone Scherfing e foi estrelado por Anne Hathaway e Jim Sturgess, se você chegou aqui querendo saber sobre o filme, esse é o seu post.

Eu ganhei esse livro de aniversário em 2013 e é um dos poucos livros que foi relançado com a capa do poster do filme, que eu curto mais o relançamento que o original. Essa resenha foi originalmente postada no blog Conspirantes e Skoob. E é publicada aqui com revisão e adaptações.

Se tem uma coisa que eu amo fazer é odiar, sim eu sou uma hater de carteirinha. Mas quem não é, certo?

Com livros eu estou sempre torcendo o nariz para alguma coisa, seja porque o enredo é teen demais, clichê de menos (amante de clichê aqui, po**a rs) e outras tantas razões. Normalmente quando o livro ganha o público muito rápido, eu vou passar bem longe dele. E foi o que aconteceu com Um Dia, que eu só fui ler depois que virou filme, febre, “sumiu” e lógico, eu ganhei.

Descubra: Conheça o livro que inspirou a série da Netflix “Para Todos os Garotos que Amei”

Ficar imune a narrativa do livro é impossível. Com um enredo criativo e instigante, Um Dia mostra a história conturbada de amor de Dexter e Emma, mostrando a nós leitores somente um único dia de cada ano, de 20 anos dos personagens. Esse foi outro motivo que me afastou do livro e que depois me prendeu nele. Eu sou muito curiosa e antes de ler a história, achei que não ia conseguir saciar esse meu lado intrujão.

Parece que você vai receber uma história retalhada, cheia de pontas soltas e incompreensível, mas não.

Emma e Dexter são personagens muito cativantes e extremamente bem construídos, David sobre trabalhar tão bem as passagens e transições da história que você quase nem percebe que perdeu 364 dias da vida dos personagens (7.280 dias se for contar todos os 20 anos). O que eu achei um feito exemplar.

LEIA TAMBÉM:  O Futuro de Nós Dois » Jay Asher e Carolyn Mackler

Não me lembro de ver por aí nenhum livro com essa proposta. Vocês conhecem?

Kit Colleen Hoover: 3 livros por menos de R$30 cada.

Outro ponto muito relevante para mim no livro, e que demonstra bem o talento do autor, é o desenvolvimento dos personagens. O livro se passa num intervalo, como disse antes, de 20 anos. Não são 20 dias, não é mesmo? Então logo no começo somos apresentados a uma Emma e um Dexter imaturos, se formando na graduação e a transição desse status de jovem adulto para adultos no fim do livro é claro como o dia.

Os erros e acertos de crescer estão todos ali, bem definidos a cada página de Um Dia e a cada 15 de julho de cada ano de 1988 a 2008.

Esse é um aspecto que conta muitos pontos pra mim, já que detesto aqueles livros YA que começam e terminam sem que os personagens cresçam e evoluam. Ao fim de leituras como essa, me sinto enganada e usada.

“Engraçadissimo, e também notável, comovente e, à própria maneira, despretencioso, embora muito profundo”
– The Guardian

Quotei o Guardian por que para mim é a melhor definição desse livro. Conforme você vai lendo, vai se envolvendo tanto com a história e a vida dos personagens, que quando o o final chega dá vontade de morrer, matar alguém, sei lá. Apenas escrever um fim diferente e aceitável.

Descubra: Benedict Cumberbatch leva o livro Como Parar o Tempo para as telinhas do cinema.

Afinal, Um Dia tem um pequeno problema, ele assim como a vida, não tem um felizes para sempre. E eu estava tão ligada com os personagens que não aceitei bem o desfecho das coisas. Meu eu de 24 anos, simplesmente não quis aceitar na época e tenho certeza que se releio hoje o livro, também não seria capaz de passar imune ao desfecho e ao ponto final.

LEIA TAMBÉM:  Sociedade Secreta #1: Rosa & Túmulo » Diana Peterfreund

A lição final dessa obra prima de David Nicholls é a de que devemos aproveitar a vida e dar atenção para aquelas pequenas coisas que sempre deixamos para depois.

Quando eu ganhei o livro o filme já havia estreado, mas eu me segurei pra ver depois de ler tudo, e não me arrependi. Evitei uma roleta russa de spoilers e ainda ganhei mais uma versão linda da história, porque, sim, essa adaptação foi uma das melhores feitas.

E antes que torçam o nariz para essa questão, cito aqui Meg Cabot que na Bienal do Livro de 2015 disse algo muito interessante, que quando você vende seu livro pro cinema é como deixar seu manuscrito em uma caixinha de correio e despachar pra bem longe. Então outras pessoas iram cuidar dele e fazê-lo crescer.

Para mim o filme de Um Dia muda o que pode ser mudado e complementa o que o livro não fala, sem contar que Anne Hathaway e Jim Sturgess são ótimos pro papel, quase exatamente o que eu imaginei como Emma e Dexter. Por isso eu estou sugerindo que você também veja o filme, e se já viu, leia o livro pra conhecer mais fundo esse romance.

Leia agora o segundo volume de Clube do Livro dos Homens Lyssa Kay Adam: Missão Romance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *